sábado, 21 de novembro de 2009

Alimentos de Verão vs Inverno


No verão, que apresenta o calor expressivo, devemos nos alimentar de comidas frias e frescas, caso contrário, poderemos nos sucumbir em processo de adoecimento. Da mesma forma, no inverno, devemos nos alimentar de comidas quentes.
As emoções também se mostram sintonizadas com as estações climáticas, mostrando-se expansiva no calor e introspectiva no frio. Se observarmos os países de clima frio, notaremos que as emoções destes povos acompanham o clima, da mesma forma que os países tropicais que são coloridos, alegres e de emoções quentes. O Brasil é um exemplo de país tropical que tem o carnaval, passistas seminuas, muita gente alegre e comunicativa. A Inglaterra, terra do fog (neblina), é um país de gente introspectiva e pouco comunicativa.
Desta maneira é muito fácil entender porque o clima proclama por procedimentos alimentares e que, também influencia no metabolismo e nas atitudes emocionais. No frio as pessoas urinam mais e suam menos, ocorrendo no calor o contrário.
Se quisermos ter uma saúde perfeita, deveremos entender o que o clima sugere. Na maioria das vezes, tomar cerveja no inverno é uma atitude que lesa o organismo e, ao contrário, se tomarmos um vinho ou um "quentão" estaremos dando uma de esperto, evitando resfriados e infecções. Outra atitude correta, se refere ao uso de alimentos aquecidos ou quentes no inverno. Alimentar-se abusivamente de saladas cruas no inverno é procurar doença. Assim, um caldinho "quentinho" antes da salada, equilibra esta situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário