sábado, 21 de novembro de 2009

O QUE TEM NOS ALIMENTOS?

Encontramos nos alimentos dois grandes grupos de nutrientes: Macronutrientes: responsáveis por gerar energia, são eles: Proteínas, Carboidratos e Lipídeos; Micronutrientes: substâncias reguladoras que juntamente com as enzimas, são responsáveis pela catalisação das reações metabólicas, são eles: minerais e vitaminas.

Proteínas - São mais abundantes em alimentos de origem animal, ao ingerir esses alimentos o organismo faz a sua quebra, e produz novas proteínas a partir de aminoácidos, que estão presentes nos alimentos ou são produzidos endogenamente.

Quanto comer? – A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda 10-15% da ingestão calórica diária. Vale lembrar: a sobra é usada como energia ou armazenada, mas o excesso pode levar a perda de cálcio e sobrecarregar os rins.

Carboidratos – Encontrado em maior quantidade em vegetais como cereais, tubérculos e frutas. Os carboidratos são a principal fonte de energia, após a ingestão são transformados em glicose.

Quanto comer? – A OMS recomenda 50-60% da ingestão calórica diária. Vale lembrar: o excesso transforma-se em depósitos de gordura e pode predispor à diabetes tipo II.

Ainda dentro dos carboidratos estão as fibras, presentes nos alimentos de origem vegetal, responsáveis pelo bom trânsito intestinal. Quanto comer? - em torno de 30g por dia, o excesso pode favorecer a eliminação de importantes nutrientes.

Lipídios – Presente principalmente em alimentos de origem animal são também, encontrados e de forma mais saudável em vegetais. São responsáveis pela produção de hormônios e formam a capa de mielina dos neurônios “protegendo-os”.

Quanto comer? A OMS recomenda 20-30% da ingestão calórica diária. Vale lembrar: o excesso de lipídios eleva facilmente o peso corporal, podendo trazer problemas cardiovasculares, com obstrução de veias e artérias, e ainda elevar o colesterol.

Vitaminas e Minerais – São essenciais para o bom funcionamento de muitos processos fisiológicos. São encontrados em todos os alimentos em maior ou menor quantidade, portanto a necessidade de uma alimentação variada.

A baixa ingestão de vitaminas e minerais por um período prolongado pode levar a uma carecia e afetar o “estar saudável”. O excesso por sua vez pode levar a toxicidade.

Fonte – Tratado de Nutrição e Dietética, A cura através dos Alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário