segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Nutrição e Saúde!


O que e nutrição?

A nutrição é um processo biológico em que os organismos ( animais e vegetais), ultulizando-se de alimentos, assimilam nutrientes para a realização de suas funções vitais. Devido a sua importância á sobrevivência de qualquer ser vivo, a nutrição faz parte do aprendizado durante grande parte do período de estudo básico e em nível secundário assim como em muitos cursos de nível de graduação é pois, em áreas como medicina.

A nutrição pode ser feita por via oral ou seja, pela maneira natural do precesso de alimentação ou por um modo especial temos a nutrição enteral e a nutrição parenteral, a primeira ocorre quando o alimento é colocado diretamente em uma área do tubo digestivo ( geralmente o estomago ou o jejumo) através de sondas que pdoem entrar pela narina ou troca ou por um orifico feito por cirugia diretamente no abdômen.

A boa nutrição depende de uma dieta regular e equilibrada ou seja é preciso fornecer as celular do corpo não so a quantidade como tbem a variedade adequada de substancias importantes para seu bonm funcionamento . os guias alimentares mais conhecidos são as pirâmides alimentares.

7 comentários:

  1. Bom,é muito importante está ciente do que significa a nutrição, saber se alimentar ( ter uma boa educação alimentar) é muito importante para a nossa sociedade.Muito interessante colocar em pauta as diferentes formas da nutrição,é sempre bom está informado com tudo.Saber se alimentar é importante, a nutrição está ai para nos mostrar isso, nos prevenir de doenças cardiovasculares, osteoporose, entre outras mais, que ameaçam a nossa vida!

    Muito bom o assunto de extrema importância para o dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  2. Bom essa definição assim todos podemos entender a importancia da nutrição , o quanto ela ajuda na nossa saude e no bom funcionamento do organismo humano :D

    ResponderExcluir
  3. Bom realmente uma alimentação é fundamental para uma pessoa ter uma verdadeira vida saudável, e está sempre atualizado com as noticiais que vem de esperimentos feitos na area da ciência melhor ainda, mas não podemos esquecer que uma boa alimentação não é totalmente o bastante pois temos que também praticar atividades físicas e com a união desses 2 fatores só resta ter uma vida saudável e livre de doenças relacionadas a alimentação e exercício físico.

    Antonio Barreto Moreno Salvador-BA

    ResponderExcluir
  4. A nutrição é vital no desenvolvimento do ser humano , utilizando-a da forma adequada , podemos nos livrar de vários males que poderão nos aflingir no futuro ...

    Pois como todos sabem , a saúde começa pela boca , e se nós nos alimentamos bem , o nosso corpo funciona bem.

    George Lucas 2m7

    ResponderExcluir
  5. A nutrição é vital no desenvolvimento do ser humano , utilizando-a da forma adequada , podemos nos livrar de vários males que poderão nos aflingir no futuro ...

    Pois como todos sabem , a saúde começa pela boca , e se nós nos alimentamos bem , o nosso corpo funciona bem.

    George Lucas 2m7

    ResponderExcluir
  6. primeiro eu queria fazer uma afirmaçao Você é o que você come.
    Uma alimentação saudável para uma vida saudável
    Sua felicidade começa com uma boa alimentação.
    para ter uma vida sempre disposta , sem doenças , e com prazer de viver a vida deve- se ter muita atençao em relaçao a alimentaçao,que se nao estiver de acordo podera ter muito prejuizo no futuro.

    ResponderExcluir
  7. O trabalho está Bomm! Da pra tirar algumas duvidas em relação a alguns alimentos que consumimos no nosso dia a dia! Fala Um pouco da historia da nutrição que também é importante!Emfim o trabalho está ótimo!
    Emile Cristina

    ResponderExcluir