sábado, 21 de novembro de 2009

Azeite de Oliva ( MUFA - Ômega-9)


Não se sabe com exatidão quando o azeite de oliva foi produzido pela primeira vez. Mas uma coisa é certa, ele está presente em boa parte da historia da humanidade. Os mesopotâmicos por exemplo, usavam para untar o corpo na proteção ao frio, isso há mais de 6 mil anos. Em uma região da Grécia onde as pessoas vivem em média 100 anos, os pesquisadores demonstraram que a ingestão diária de azeite de oliva no desjejum é a explicação para a longa vida daquelas pessoas.
Hipócrates usava o azeite tanto na alimentação como na medicina e, nesse campo, a sua utilização está associada ao alivio de dores e tratamento de feridas. Era um ingrediente que não podia faltar nas batalhas. A explicação para tamanho sucesso e importância só veio muitos séculos depois, na Idade Contemporânea. Foi quando se provou que a azeitona tem o elemento básico da aspirina- o ácido acetilsalicílico.
Depois disso, os benefícios e a amplitude do uso medicinal do azeite aumentaram- muitas vezes sem nenhuma explicação técnica, mas tanto os médicos como pacientes relatavam resultados satisfatórios.

Um comentário:

  1. Velho bem interessante essa história do azeite, quanto menos ingerirmos remedios melhor, e como a azeitona tem essa substancia usando frequentemente zaeite a probabilidade do uso de aspirina diminue!

    ResponderExcluir