sábado, 21 de novembro de 2009

Atividade FÍSICA e SAÚDE

A atividade física habitual tem sido reconhecida como importante componente para vida saudável. Em adultos, tem sido mostrado que a inatividade física não está somente relacionada com doenças físicas, tais como doenças coronarianas, diabetes , alguns tipos de câncer, osteoporose e doenças pulmonares, mas também com depressão.
Alguns estudos demonstraram que o sedentarismo ou inatividade física estão relacionados com 35% das mortes causadas por doenças cardiovasculares, 35% das mortes por diabetes e 32% das mortes por câncer de colon. Indivíduos que se exercitam moderadamente fortalecem o organismo contra agentes infecciosos comparados com a população sedentária.
Têm também sido demonstrados efeitos benéficos da atividade física moderada sobre a mortalidade em pessoas acima de 80 anos.
Pesquisas científicas têm sugerido que atividade física na juventude pode reduzir a osteoporose na terceira idade.
Estilo de vida ativo pode também ser uma opção efetiva para manutenção e perda de peso. Uma modesta redução do peso corporal entre 5-10% irá melhorar a saúde significantemente, diminuindo a pressão arterial, concentração de lipídeos sanguíneos e glicemia ( para aqueles que apresentam diabetes tipo 2 ).
Mesmo que os sintomas de algumas doenças crônicas apareçam somente na vida adulta, sabe-se que muitas delas podem se desenvolver na infância. Sendo assim a prevenção deve ser iniciado o mais rápido possível.
Apesar de sabermos que a atividade física é indiscutivelmente benéfica para saúde, as facilidades propiciadas pela tecnologia tem sido obstáculo quanto a alternativas anti-sedentárias.

Um comentário:

  1. Luis Carlos, aluno do C.E.T.A ,turma 2m07.24 de novembro de 2009 às 18:23

    A prática de atividades físicas , e essencial pra uma boa saúde. O sedentarismo está afetando cada vez mais as pessoas e isso é bastante prejudicial a saúde, ele trás muitas doenças. E o correto é se exercitar e não esquecer de ter uma boa alimentação.

    ResponderExcluir