sábado, 21 de novembro de 2009

O que é a alergia alimentar?


Alergia alimentar é uma resposta anormal do organismo a diferentes tipos de proteínas de alimentos. Dependendo dos mecanismos envolvidos, os sintomas podem ser imediatos ou mais tardios.

Quais são os sintomas de uma alergia alimentar? Quando os sintomas aparecem?
Os sintomas podem acometer diversos órgãos: pele (na forma de urticária, inchaço dos olhos e boca ou eczema), trato gastrintestinal (diarréia com ou sem sangue, vômitos), respiratório (chiado no peito) ou sistêmicos (reações anafiláticas, falta de ganho de peso e/ou altura). Os sintomas podem aparecer de forma imediata (de segundos até 2 horas após a ingestão do alimento), o que torna a reação potencialmente mais grave, ou mais tardios (horas ou até dias após a ingestão), representados principalmente por reações gastrintestinais.

Quais são as causas?

O paciente com alergia alimentar reconhece as proteínas alimentares como “inimigos” do organismo, e por isso seu sistema imunológico produz substâncias nocivas como forma de combater estas proteínas. As substâncias liberadas levam aos sintomas observados nas reações alérgicas. Isso é mais comum em crianças devido à imaturidade de seu sistema imunológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário