sábado, 21 de novembro de 2009

Um bebê gordinho será uma criança obesa? Quais são as causas da obesidade infantil?


Não necessariamente um bebê gordinho será uma criança obesa. Para que o bebê se torne uma criança obesa, vamos conhecer mais sobre esta doença – obesidade – e algumas de suas causas mais prováveis, pois, apesar de algumas delas já estarem bem estabelecidas, temos muito a conhecer ainda sobre esse tema.
A obesidade é definida como uma doença crônica, com etiologia multifatorial, isto é, tem origem em diversas causas, e apresenta altos índices de insucessos e recidivas.
A associação de diversos fatores, tais como genéticos, ambientais, comportamentais e psicológicos, mostra a complexidade desta condição. Podemos caracterizar a obesidade pelo acúmulo generalizado de gordura em regiões específicas do corpo. Pode ser causada também por doenças endócrino-metabólicas (obesidade endógena) ou por alterações nutricionais, psicológicas, conhecidas como obesidade exógena, sendo esta última responsável por 95 a 98% dos casos.
Entretanto, a chance de uma criança apresentar obesidade quando se tornar adulta aumenta em função do peso dos pais. Se um dos pais for obeso, ela tem, aproximadamente, 70% de chance de se tornar um adulto obeso e se o pai e a mãe forem obesos, sua chance é de, praticamente, 100%. Também quanto mais tempo uma criança “ficar obesa”, ou seja, quanto antes a obesidade se instalar, mais difícil será a reversão desse quadro.
As pessoas que sofrem com a obesidade e/ou excesso de peso sabem o quanto é difícil emagrecer e, mais ainda, permanecer magras, porque, uma vez que o indivíduo se torna obeso, “seu corpo pede” para que retorne logo ao maior peso já adquirido, interpretando o ato de emagrecer como “regime de guerra” e resiste fortemente a isso. Daí a importância do autoconhecimento, a fim de distinguir os motivos pelos quais se come em demasia. Conhecer-se bem é fundamental para mudar os hábitos antigos e prejudiciais (tanto ao corpo quanto à mente) e reaprender – de uma vez por todas – a se alimentar do que traz saúde e não somente prazer, ou seja, uma vez compreendido claramente o que impede a pessoa de se manter no “melhor peso” para ela, o antigo “prazer” (se é que ele existia) poderá ser transformado e, assim, será menos difícil permanecer em estado saudável.
Caso o indivíduo se sinta impotente para enfrentar tais mudanças, é hora de pedir ajuda a um profissional da área de Psicologia

Um comentário:

  1. Adorei o blog,ta muito informativo,e essa parte que fala sobre a obesidade.é muito importante estarmos informados porque asvezes achamos lindo aqueles bebês que são "gordinhos",muitos podem estar obesos ou até mesmo serem "gordinhos" com saúde.Muito legal!
    by:Taise Reis

    ResponderExcluir