sábado, 21 de novembro de 2009

Nutrição na Atividade Física

A prática regular de atividade física traz muitos benefícios, entretanto, não se deve esquecer de aliar os exercícios à uma alimentação saudável, para um melhor aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes.
A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas, que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.
A dieta de um praticante de atividade física, assim como a de um sedentário, deve ser composta, em sua maioria,de alimentos como arroz, batata, macarrão, fontes de carboidratos devendo compor até 65% do total de calorias fornecidas pela alimentação.
A ingestão de alimentos protéicos (carnes, ovo, leite, iogurtes, queijos) deve ser controlada, mantendo-se a proporção recomendada para os indivíduos saudáveis que é de 15% em relação ao valor calórico total da alimentação diária. Não devem ser consumidos muito próximos ao início da atividade por terem uma digestão mais demorada. Logo após a atividade, também não é um bom momento, devido à prioridade do organismo em sintetizar glicogênio para repor os estoques de carboidratos gastos no esforço. Portanto, consuma alimentos protéicos de forma fracionada e longe dos seus horários de treino para que haja melhor aproveitamento dos aminoácidos pelo tecido muscular.
A hidratação também é fundamental para o bom desempenho físico. A ingestão de água em todas as etapas do exercício é suficiente para repor a perda hídrica. Apenas no caso de atletas que é indicado o uso de bebidas isotônicas para reposição rápida da água e dos eletrólitos (sódio, potássio, cloro) perdidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário