sábado, 21 de novembro de 2009

Quinua: um alimento com alto valor nutritivo (+ receita)


A quinua é um grão de altíssimo valor nutritivo consumido há mais de 500 anos por tribos andinas, também considerado sagrado pelos Incas, é nativo dos Andes e cultivado nos altiplanos e vales altos da Bolívia, é considerada hoje como um dos melhores alimentos de origem vegetal para o homem, vem tomando espaço, principalmente, na mídia escrita (jornais, revistas e sites relacionados à área da saúde), e por profissionais de saúde.

Foi qualificada como um alimento de grande valor nutricional pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e selecionada pela Nasa para integrar a dieta dos Astronautas em vôos espaciais de longa duração, por seu interessante valor nutricional.
Seus grãos possuem proteína de alto valor biológico que faz desse grão um alimento especial. As proteínas participam da construção e manutenção dos tecidos, podem auxiliar na elasticidade das fibras musculares, formação de enzimas, hormônios e anticorpos.
A quinua é o único alimento vegetal que fornece todos os aminoácidos essenciais para a vida do ser humano aqueles que precisamos consumir através da alimentação, pois não são produzidos pelo organismo, e valores perto dos estabelecidos pelo Food and Agriculture Organization (FAO), cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção.
Sua qualidade nutricional é considerada melhor que a da soja, é rico em minerais (zinco, ferro, cálcio, potássio magnésio e manganês), vitaminas A, B6, B1 e, em menores quantidades as vitaminas E e C, ácidos graxos(ômega 3 e 6) gorduras do bem que impedem a deposição de gorduras maléficas nas artérias, ou seja, reduz o colesterol ruim (LDL), não possui glúten em sua composição e também fonte de fibras e carboidratos de baixo índice glicêmico.
O consumo regular de quinua ajuda a combater anemias, problemas urinários, doenças do fígado, desnutrição crônica e osteoporose, atuando na redução de danos gastrointestinais, na integridade do sistema imunológico, na regulação das funções cardiovasculares, melhora a capacidade da memória nos processos de cicatrização e como normalizador da próstata e órgãos reprodutores masculinos. Seu consumo é indicado também para vegetarianos, diabéticos, gestantes e lactantes, crianças, atletas, idosos, adultos e jovens.

Pode ser adquirida em forma de flocos, grãos e farinha e até macarrão, pode ser preparada e utilizada da mesma forma que o arroz ou ser explorada em várias receitas, a embalagem com meio quilo custa entre 11 e 14 reais vai depender da região, pode ser encontrada com mais facilidade em lojas de produtos naturais e até supermercados.

Não dá pra deixar de fora do cardápio esse alimento tão importante e recheado de nutrientes.

Sugestão de receita

TAÇA DE QUINUA E FRUTAS - Rendimento: 1 porção
Ingredientes:
2 c. de sopa de quinua em flocos
1 copo médio de leite de soja light
4 morangos
½ maçã
4 uvas itália
1 castanha do pará
Modo de Preparo:
Pique todos os ingredientes. Coloque-os numa taça, acrescente o leite de soja e polvilhe com a quinua em flocos. Sirva a seguir.

Valores Nutricionais:
Por porção
Calorias: 253 kcal
Proteínas: 13 g
Lipídeos: 7 g
Carboidratos: 44 g
Fibras: 7g

Nenhum comentário:

Postar um comentário